quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

The Shins de volta aos discos em Março

Será com toda a certeza um dos discos mais aguardados em 2012, este regresso dos The Shins.
O sucessor de "Wincing The Night Away"(2007) chama-se "Port of Morrow" e foi produzido por Greg Kurstin (Lily Allen, the Bird and the Bee), estando disponivel em Março através da Columbia Records.
Alinhamento:

01 The Rifle's Spiral
02 Simple Song
03 It's Only Life
04 No Way Down
05 September
06 Bait and Switch
07 Fall of '82
08 For a Fool
09 40 Mark Strasse
10 Port of Morrow


Fatboy Slim regressa a Portugal em Fevereiro

O dj/produtor Norman Cook aka Fatboy Slim regressa ao nosso país no próximo mês de Fevereiro para duas actuações : no Lux (Lisboa) a 9 Fevereiro e no Pachá (Ofir) a 10 Fevereiro.
Os bilhetes custam 20€.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Festivais 2012 : Cartazes a crescer

Dia de muitas confirmações nos cartazes de alguns dos principais festivais que se realizam no nosso país em 2012.
Enquanto o Optimus Alive confirma os regressados The Stone Roses (video), o Optimus Primavera Sound Porto aposta noutra banda que se reuniu, os Afghan Wings (foto).
Já o Rock in Rio aposta em Lenny Kravitz, Maroon 5, Ivete Sangalo e Expensive Soul, ou seja, continua a apostar na formula dos anos anteriores.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Magnetic Fields tocam em Portugal no mês de Maio

A banda norte-americana Magnetic Fields, que se prepara para lançar no próximo dia 6 Março "Love at the Bottom of the Sea", o novo album, vem ao nosso país apresentar esse trabalho em dois concertos a efectuar na Casa da Musica (Porto) e Teatro Maria Matos (Lisboa) nos dias 1 e 2 Maio, respectivamente.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Chairlift com novo album em Janeiro

A dupla do Colorado actualmente a residir em New York composta por Caroline Polachek e Patrick Wimberly prepara-se para editar no próximo mês o sucessor de "Does You Inspire You" (2008).
"Something" estará disponivel a 23 Janeiro através da Columbia/Young Turks e esta é a tracklist:

01 Sidewalk Safari
02 Wrong Opinion
03 I Belong in Your Arms
04 Take It Out on Me
05 Ghost Tonight
06 Cool as a Fire
07 Amanaemonesia
08 Met Before
09 Frigid Spring
10 Turning
11 Guilty as Charge


Concertos em Portugal 2012 : Coldplay e Caribou juntam-se à festa

Depois de algumas confirmações de peso para tocar em Portugal no próximo ano, foram na passada semana anunciados nomes como Coldplay (foto), que tocam no Estádio do Dragão a 18 Maio, e Caribou (video) que se junta ao cartaz do Festival Optimus Alive, curiosamente o ultimo evento onde os já referidos Coldplay marcaram presença no nosso país.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Islands " A Sleep & A Forgetting " nas lojas a 14 Fevereiro

Novo album deste projecto avant-pop Canadiano liderado por Nick Thorburn (the Unicorns, Mister Heavenly), "A Sleep & A Forgetting" estará disponivel a 14 Fevereiro 2012 através da Anti-.
O alinhamento aqui fica:

01 In a Dream It Seemed Real
02 This Is Not a Song
03 Never Go Solo
04 No Crying
05 Hallways
06 Can't Feel My Face
07 Lonely Love
08 Oh Maria
09 Cold Again
10 Don't I Love You
11 Same Thing

Perfume Genius com novo album em Fevereiro

Mike Hadreas aka Perfume Genius prepara-se para editar "Put Your Back N 2 It".
O novo disco do musico de Seatlle sucede a "Learning"(2010), tem o selo da Matador Records e estará disponivel a 21 Fevereiro.
Tracklist:

01 AWOL Marine
02 Normal Song
03 No Tear
04 17
05 Take Me Home
06 Dirge
07 Dark Parts
08 All Waters
09 Hood
10 Put Your Back N 2 It
11 Floating Spit
12 Sister Song

Vodafone Mexefeste Porto : Cartaz começa a ser desvendado

Agora que terminou a versão lisboeta, é tempo de desvendar um pouco mais sobre o Vodafone Mexefeste do Porto.
Sendo assim, nos próximos dias 2 e 3 Março oito salas de espectaculos da cidade invicta (Coliseu do Porto,Cinema Passos Manuel,Maus Hábitos, Garagem Passos Manuel,Pitch Club,Teatro Sá da Bandeira, Ateneu Comercial do Porto e FNAC de Santa Catarina) recebem nomes como ST.Vincent,Hanni El Khatib (video),Foals (foto) em formato DJ set e Ladrões do Tempo,projecto de Zé Pedro (Xutos).


Entrevista rápida : Sara Espectro @ Barreiro Rocks

O Musica Escrita aproveitou o Barreiro Rocks para pedir a Sara (baterista dos espanhois Fabuloso Combo Espectro) algumas declarações sobre a décima-primeira edição do evento.
Aqui fica o conteudo da nossa conversa.

Depois de terem feito as festas de promoção do BRocks 2010, como receberam a noticia que iriam actuar no palco principal este ano?
Ficámos muito contentes porque temos aqui muitos amigos, gente a quem queremos bem. Quando nos disseram que viriamos actuar fizémos uma festa.

O que acháste da 11ª edição do Festival ?
O melhor é sem duvida a organização e as pessoas. É incrivel como consegues estar com os organizadores a ver um concerto e a conversar, coisa que não vês na grande maioria dos festivais.

Podemos esperar a tua visita em 2012?
Claro !!!

Florence + The Machine no Optimus Alive

Florence + The Machine é a mais recente confirmação do festival Optimus Alive.
A cantora vem apresentar o novo Ceremonials no evento de Algés.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Barreiro Rocks : Dois dias de farra na margem sul

O Barreiro Rocks terminou esta madrugada naquela cidade da margem sul do tejo e é tempo agora de relatar o que de mais importante se passou no pavilhão dos Ferroviários durante os dois dias do evento, que ficou marcado (como já vem sendo habitual) por excelentes concertos, muita animação e uma figura mitica: o crooner Vieira.

Sexta-Feira, 2 Dezembro
Depois da introdução ao festival, a cargo do grande Vieira (creio que já ninguem consegue imaginar o Barreiro Rocks sem este senhor), coube a Maria Reis e Júlia Reis aka Pega Monstro a honra de abrir as "hostilidades" no palco de concertos do pavilhão dos Ferroviários, podendo afirmar com plena convicção que as duas irmãs oriundas da vizinha Lisboa foram uma agradável surpresa para mim, que ainda não tinha tido a oportunidade de as ver ao vivo.
Musicas rápidas e sem lamechices que ficam logo no ouvido, as Pega Monstro são daquelas bandas a explorar por quem ainda não conhece e gosta de descobrir o que de bom se vai fazendo por cá.
Os amigos espanhois Fabuloso Combo Espectro foram a primeira banda internacional a actuar na sexta-feira, vinham ao Barreiro apresentar o seu homonimo album de estreia e a verdade é que conseguiram fazer com que o disco, o qual recebi com bastante agrado, soasse ainda melhor ao vivo.
Conhecedores do publico barreirense pelas presenças em anteriores edições do evento com outras bandas ou apenas como espectadores, os madrilenos agradaram e deixam saudades quando os vimos abandonar o palco no termo da sua actuação.
A seguir, mais um grande momento de rock protagonizado desta feita pela dupla norte-americana Dex Romweber Duo.
Este foi um concerto há medida do que são as bases do "BRocks", onde a musicalidade "garageira" com sentimento é quem mais ordena e provando que Jack White teve palavras sábias quando afirmou que Dex "é um dos segredos mais bem guardados do rock n roll underground".
Cabeças-de-cartaz, os Pierced Arrows (na foto, que foi cedida pelo Frank Marques Blog em exclusivo para esta publicação, aproveito desde já para agradecer publicamente) colocaram a "cereja no topo do bolo" do primeiro dia do evento com um concerto que não terá deixado nenhum dos presentes indiferente à sonoridade da banda de Portland, que ainda deu o enorme prazer à organização de se manter em Portugal para assistir aos concertos do segundo dia do festival.
Já em ritmo after-party e pelas 3h30 da madrugada, os "camarros" Tracy Lee Summer mostraram uma vez mais (como se tal fosse preciso) que são uma das melhores bandas do nosso país no genero musical em que estão inseridos, fechando com chave de ouro a festa no pavilhão.
Uma palavra para este gig: explosivo!!!
Como o Barreiro não dorme em dia de festival, ainda foi tempo de dar uma saltada ao Control, bar que se associou ao evento e manteve as portas abertas até bem perto das 8h da matina.

Sabado, 3 Dezembro
O segundo dia ficou desde logo marcado pelo arranque em grande ritmo protagonizado pelos Sonic Reverends, que aqueceu e bem as hostes que esperavam pelo "triunvirato" de Memphis que se tinha deslocado ao nosso país para este festival, mostrando que tambem eles poderiam perfeitamente sair de qualquer garagem daquela cidade norte-americana.
A primeira dessas bandas a entrar em palco foram os Limes de Shawn Cripps, que ainda antes da azafama dos concertos me tinha confidenciado que estava visivelmente satisfeito com o que encontrou no nosso país "Vou muitas vezes há fronteira com o México e adoro aquele país. Portugal faz-me lembrar um pouco isso e estou a adorar".
Já depois de um espectaculo que agradou sobremaneira aos presentes (eu ainda me lembrei do senhor Elvis Presley um par de vezes) Shawn viria a deixar ao Musica Escrita mais umas palavras de apreço para a organização do evento "Keep on the good working".
Harlan T.Bobo foi o senhor que se seguiu e o espírito de Memphis manteve-se bem vivo dentro do pavilhão, com o country/folk/rock de fino recorte a ecoar nas paredes com grande requinte.
Jack Oblivian era o nome mais esperado e a verdade é que não defraudou, mesmo cansado por mais de um mês de espectaculos diários e dando uma "mãozinha" nas três bandas que vieram a este ultimo dia do festival.
Sempre com o garage/punk no horizonte, Jack O. foi tocando temas dos seus vários discos, inclusive do ultimo "Rat City" até Shawn Cripps "invadir" o palco e colocar toda a gente a cantar com uma poderosissima cover de "Seek And Destroy" (video).
Depois de tudo isto poderia dizer que estava vista a décima-primeira edição do Barreiro Rocks, mas estaria a deixar de fora um dos grandes espectaculos do evento, nada mais nada menos que a actuação de mais uns amigos espanhois, neste caso os Greasy & Grizzly, agora radicados em Santander e que deixaram completamente eufóricos os resistentes a dois dias de farra non-stop.
Diz quem andava pelo Barreiro, que pelas 11h00 da manhã de Domingo ainda era possivel vislumbrar festivaleiros na "Avenida da Praia".............que venha 2012 !!!!!!!


sábado, 3 de dezembro de 2011

Promotoras lançam alguns trunfos antes do natal

Esta semana foram anunciados alguns nomes de peso para compor os cartazes dos principais festivais de 2012, num claro sinal das promotoras que o Natal ainda continua a ser uma época de excelencia para abrir os cordões à bolsa.
Enquanto o RIR apresentou Bruce Springsteen, o Optimus Alive conseguiu cumprir um sonho de Alvaro Covões e traz a Portugal os Radiohead (video) e Mazzy Star.
Já o Optimus Primavera Sound adicionou The xx (foto), Spiritualized, Death Cab For Cutie, Beach House, The Dirty Three, Siskiyou e Explosions In The Sky ao seu cardápio musical enquanto o Vagos Open Air traz Arch Enemy, Northland e Twisted Sisters.
Para já, só SBSR e Sudoeste estão mais atrasados, mas é algo que pode mudar a qualquer momento.
Um assunto para acompanhar aqui no Musica Escrita.