quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vampire Weekend no Campo Pequeno ( Crónica )

Os Norte-Americanos Vampire Weekend passaram esta noite pelo Campo Pequeno para um concerto bastante competente, tendo em conta que se tratava da primeira data Europeia.

A noite começou com os Jenny and Johnny, banda de Los Angeles que veio até nós para apresentar o mais recente trabalho " I´M Having Fun Now ".
Com a sala ainda a menos de metade ( continuo a não compreender o porquê da fraca adesão a bandas de suporte, quando algumas tem bastante potencial e estão incluidas no preço do bilhete ) foram 40 os minutos que o quarteto teve ao seu dispor para tentar conquistar uma plateia algo adormecida.
Foi um concerto interessante e será um grupo a ter em conta num futuro próximo, mas todos os sentidos estavam concentrados em receber os Vampire Weekend pela primeira vez em nome próprio numa sala Lisboeta.

Passavam cerca de 15m das 22h quando se ouviram os primeiros acordes de "Holiday", faixa que integra o ultimo disco "Contra".
Estava dado o mote para a festa que se julgaria estar prestes a rebentar no Campo Pequeno, até porque minutos depois já voava uma bandeira Portuguesa para o palco, colocada logo ao pescoço por Ezra Koenig, o vocalista do grupo.
No entanto, e ao contrário das minhas expectativas, o que se viu foi um publico algo amorfo ( com excepção de parte da plateia situada mesmo em frente do palco ), que apenas reagiu a espaços aos apelos da banda nos momentos de interacção e em algumas faixas mas ainda longe, por exemplo, do "espectaculo" dado pelos festivaleiros presentes no passado mês de Julho no Super Bock Super Rock.
Apesar disso, foi um espectaculo com alguns momentos altos, com destaque especial para Walcott, faixa que encerrou a noite e que terá deixado alguns a pensar "Era bom que isto começasse agora...............".
Amanhã no Porto continua a tournée Europeia que se iniciou hoje na capital Portuguesa, mas ficou desde já a promessa de regresso quando voltarem à estrada, algo que acontecerá apenas "depois de gravarem musicas novas" como confirmou Ezra à plateia presente esta noite no Campo Pequeno.

Holiday @ Campo Pequeno

5 comentários:

  1. Eu estive lá e gostei bastante. Foi um espectáculo simples mas muito eficaz e aquele som deles é muito contagiante. Só é pena ter sido tão curto.
    Um abraço Zé.
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. De acordo com a opinião do Pedro!
    Também estive lá e gostei muito. O balanço foi positivo.
    A mim parece-me uma banda com uma aura "quente" e, apesar de não ter sido loucamente efusivo, diria que o público até entrou bem na onda.

    ResponderEliminar
  3. @ Anna e Pedro : Como vocês tambem achei um bom concerto, mas como estive no Alive09 e no SBSR10 tinha outras expectativas para este concerto, por ser o primeiro em nome próprio em Lisboa ( no Porto já tinham estado na casa da musica ).
    Se musicalmente foi bastante bom, o publico dos outros dois esteve mais interactivo com a banda do que este, apenas isso.
    Obrigado aos dois pelos comentários

    ResponderEliminar
  4. "o que se viu foi um publico algo amorfo ( com excepção de parte da plateia situada mesmo em frente do palco )"

    Por um lado gostei desta parte porque eu estava na frente, por outro lado, não gostei porque não devia ter sido assim...
    Adorei o concerto, mas talvez seja porque sou um fã acérrimo deles!

    ResponderEliminar
  5. Caro João, eu tambem gosto bastante da banda, mas desta vez ao contrário de Alive e SBSR fiquei na bancada para ver de forma diferente.
    Musicalmente não tenho nada a apontar pois estiveram a um bom nivel, mas mantenho a opinião que os 2 anteriores foram superiores no aspecto de interacção publico/banda.
    Cumps

    ResponderEliminar