quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mark Dean " É bom sermos reconhecidos em países como Portugal " ( entrevista com os Dark Mean )

Os Dark Mean preparam-se para lançar o album de estreia no próximo dia 14 Junho (dmdm) e o Musica Escrita aproveitou a ocasião para entrevistar Mark Dean, um dos membros da banda Canadiana.
Aqui fica o resultado da minha conversa online com o musico :

Apresenta-nos os Dark Mean......
- A banda é composta por 3 elementos. Billy Holmes, Sandy Johnston e Mark Dean (eu). Juntaria ainda o Michael Keire, nosso produtor, que é assim como um membro "honorario". Ele gravou o album todo no seu estudio e deu tanto de si como qualquer um de nós.


Quem são as vossas maiores influencias ?- Quando era mais novo, cresci a ouvir Guns ‘n Roses… Axl era terrivel mas vulneravel ao mesmo tempo. Gostava disso. Todos adoramos o Neil Young, o Sandy costuma por a tocar "After the Gold Rush" em Vinyl cada vez que vai para a sua casa. O Nick tem mais influencias no Nick Drake, como podem comprovar quando o ouvem tocar. Mogwai e Sigur Ros são grandes influencias tambem.


Depois de dois ep´s, lançam finalmente um album. Fala-nos sobre ele....- Nos viviamos todos em cidades diferentes enquanto gravávamos. Eu estava a viver em Leeds nos ultimos dois anos. Foi por essa razão que o album demorou quatro anos a estar concluido. Existiam alturas onde foi muito dificil, porque trocavamos ideias através do Skype e tomavamos decisões sem sequer podermos tocar as musicas juntos. Vendo as coisas agora, gravar durante tanto tempo permitiu que as canções respirassem e tomassem formas que não tomariam de outra forma. Foi ainda uma forma de podermos dar os ultimos retoques quando nos juntámos novamente.

Qual é a tua faixa favorita do "Dark Mean" ?
- É a “Acoustic”. Musicalmente é complicada, estava dificil encontrar as vocalizações que assentassem bem na estrutura. Mas depois de conhecer uma rapariga muito fixe no estudio, tudo se ligou , escrevi a letra e gravámos a faixa toda de seguida. Quando a escuto, lembro-me sempre do que senti naquele dia.


Estão a preparar um concerto de lançamento em Toronto. Já existem mais datas marcadas ?
- Até agora ainda não temos planos concretos para tocar depois do lançamento do cd.....mas era bom que captássemos as atenções para nós com uma grande actuação para conseguir uma boa tour. Aliás, era bom que conseguissemos passar por Lisboa ou outra qualquer cidade em Portugal em tournée.


O que mudou nas vossas vidas desde 2007 ?
- Finalmente estamos a viver muito perto uns dos outros, o que nos permite ensaiar bastante e escrever musicas novas. Isso é sempre a melhor parte de todo o processo. Pessoalmente, sinto muito mais confiança quando estou a escrever novos temas. Costumava mudar de ideias muito rapidamente, mas com o feedback positivo que fui recebendo com o lançamento dos ep´s, fui ganhando muito mais confiança, agora tenho mais atenção ás melodias que giram em volta da minha cabeça.

"Happy Banjo" está a ter um feedback bastante positivo em varios países, incluindo Portugal. Como se sentem com isso ?- É muito bom sermos reconhecidos em países tão distantes do Canadá, como é o caso de Portugal. Não temos uma editora a promover a nossa musica, pelo que ficamos encantados com o facto da nossa musica se espalhar por ela propria. Ficámos positivamente chocados ao saber que os nossos dois ep´s tiveram downloads de mais de cem países diferentes.



Quais as bandas que estás a ouvir neste momento ?
- Agora estou a ouvir uma banda aqui de Toronto chamada Wildlife. Prometo aos teus leitores que quando os ouvirem, vão ficar surpreendidos. http://www.myspace.com/wildlifemusic1

O que conheces sobre Portugal ?
- Sei que o Tratado de Lisboa alterou o Tratado da União Europeia. Sei tambem que é um país lindo e quero ir visitar.

Alguma palavra final para os leitores do Musica Escrita ?
- Obrigado por escutarem a nossa musica e esperamos ir aí tocar um dia !

Sem comentários:

Enviar um comentário