terça-feira, 29 de março de 2011

" Não deixem que os politicos e o FMI vos lixem a vida " ( entrevista com as Storms )

Passados uns dias sobre a apresentação do album de estreia das Storms (lay), o Musica escrita aproveitou a oportunidade e entrevistou em exclusivo a norte-americana Lori Scacco e a espanhola Eva Puyuelo que nos contaram alguns pormenores sobre o disco e as suas vidas, deixando no final uma mensagem de apoio aos Portuguses neste momento de alguma instabilidade politica e financeira, que pelos vistos tem repercurssão até no mundo da musica internacional........

Onde se conheceram ?
Eva : Conhecemo-nos em NY, no emprego da Lori. Fomos apresentadas uma à outra pelo Guillermo Scott Heren (Prefuse73) porque iriamos actuar juntas na tour dos Savath and Savalas.

Porque escolheram o nome Storms ?
Eva : Porque gostámos.

Lori : Sim, Storms pareceu descrever muito bem vários aspectos sobre nós. É tambem o nome de uma das minhas faixas favoritas dos Fleetwood Mac e quando dissemos ao nosso amigo Roberto Lange que estávamos a pensar nesse nome, ele disse que era "fixe", por isso ficou Storms.

Quem são as vossas influencias musicais ?
Eva : O psicadelismo dos anos 60 e 70, a maior parte brasileira mas tudo o que soe psicadelico. Alguma musica Folk britanica e Catalã e algum Kraut Rock.......Ultimamente adoro esta mulher, Dory Previn.

Lori : Tantas, é sempre diferente consoante a altura. Quando começámos a gravar o disco, estava obcecada pela Elis Regina depois de ver uma actuação de Caxangá em 1977. Foi num programa de tv especial com o Milton Nascimento. Ela fez tanta musica e muita da que saiu no final dos anos 70 era terrivel, mas teve momentos fantásticos para lá dessa fase.

Neste momento estou a ouvir Arvo Pärt, Kate Bush e Kevin Shields.

"Lay Your Sea Coat Aside" é o vosso primeiro album. Falem sobre ele.......
Eva : Foi feito com muito amor e trabalho arduo pois só tinhamos um mês para o gravar e foi um processo muito intenso. No final estavamos exaustas e um pouco desnorteadas mas eu não podia ficar mais tempo em New York por isso foi mesmo um album muito intenso!

Lori : Definitivamente tenho de dizer que foi feito com muito amor e delirio. Eu adorava a textura da voz da Eva por isso quando começámos eu já sabia que iamos fazer o album em volta desse aspecto particular. Infelizmente para ela isso representou ficar no meu quarto várias horas a fazer os vocais. Ela teria de improvisar sobre as peças de guitarra que eu já havia feito e gravámos toneladas de excertos vocais. Assim fomos colando e refazendo, tanto os vocais como os arranjos musicais num processo muito organico que foi crescendo conforme iamos juntando material e vendo como funcionava. Quando soava bem, começávamos novamente a partir dali sempre colaborando uma com a outra. Depois trouxemos a Ann And Stephenson para acrescentar as letras, o que foi muito bom para nós porque ela é uma poeta aqui de NY e foi a primeira vez que trabalhámos desta forma. Ela compreendeu a narrativa emocional que queriamos empregar na musica e filtrou isso em imagens da natureza e viagens.......levando a que o processo de juntar as letras que escreveu fosse bastante parecido com o da composição sendo muito agradavel de ver o resultado final de todo esse processo.

A Lori é de NY e a Eva de Barcelona. Foi muito dificil estar juntas para conseguir gravar este album ?
Eva: Bem, não foi assim tão dificil chegar lá, mas a nivel monetário foi complicado. NY é muito cara para uma senhora catalã como eu e por isso só tivémos um mês como já referi. Foi sem duvida a parte mais dificil. O resto foi muito bom, a Lori é a melhor pessoa para partilhar um apartamento em Manhattan e com quem gravar um album, sem duvida !!

Lori : Sim, foi muito duro para a Eva, pois estava longe de casa e presa no meu apartamento tanto tempo e com pouco dinheiro. Eu pelo menos estava a trabalhar e na minha cidade. Para teres uma ideia, nós mal vimos outras pessoas durante cinco semanas e a Eva ainda sonha com isso.

Qual é o nome da praia que aparece no videoclip de "Sweet Cup" ?
Lori : Fica na peninsula de Yucatan (México), em Tulum.



Esse local foi inspiração vossa, ou uma escolha do director ?
Lori : Foi uma escolha do director. O Jill Pangallo é um grande amigo meu e nós estivemos lá há 3 anos atrás havendo uma ligação com o local. Foi uma filmagem em Super 8 que guardámos, esperando o momento exacto para utilizar.Eu penso que assenta perfeitamente porque tenho a tendencia de achar a minha musica algo escura e ouvir esta faixa num contexto daqueles foi maravilhoso.

Tencionam manter este projecto, ou foi apenas uma experiencia ?
Eva : Eu espero que a Lori Scacco continue a gostar de mim após a minha "abstinencia" e venha a Barcelona para gravármos outro disco.

Lori : É claro que continuo a gostar dela e claro que vamos gravar outro album, assim que possa ir a Barcelona.

Tem em mente fazer alguma tour ?
Eva : Eu acabei de ser mãe e é impossivel por agora mas espero no futuro conseguir fazer uma tour.....veremos.

Lori : É realmente a parte mais dificil de vivermos em dois paises diferentes, a questão da tour. Tens de planear tudo muito bem, tanto financeira como logisticamente. Para já preferia que o tempo e dinheiro que temos fosse gasto a gravar outro disco. Depois disso veremos o que acontece.

O que conhecem sobre Portugal ?
Eva : Eu estive aí há 10 anos sozinha e é um dos países que mais gosto. Fui a Lisboa, ao Porto e a uma pequena vila chamada Peniche. Falhei Sintra e outros lugares que gostaria de ter visitado mas prometi que haveria de voltar....Se calhar em breve ! Tenho alguns amigos Portugueses de quem gosto muito. Ricardo Leite, adoro-te !!
Lori : Infelizmente nunca fui. Sei que adoro a lingua, é uma das mais belas e com maior musicalidade. Os meus pais estiveram em Portugal a passar a lua-de-mel em 1964 e viram a primeira tourada. Por isso, é um local muito especial para eles que eu espero visitar um dia !
Gostariam de deixar alguma mensagem para os leitores Portugueses ?Eva : Por favor, não deixem que os politicos e o FMI lixem os vossos planos de vida. Resistam !!! Nós estamos convosco nessa luta !!
Lori : Um abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário