terça-feira, 19 de abril de 2011

David James " Sinto que estou a dar os primeiros passos para tornar alguns sonhos realidade " ( entrevista )

Os Wolf Ram Heart preparam-se para editar o album de estreia (betrayalofhearts) e o Musica Escrita aproveitou a ocasião para entrevistar David James, o vocalista, compositor e produtor da banda norte-americana.


Apresenta-nos os Wolf Ram Heart.....
Olá, sou o David James, vocalista, compositor e produtor dos Wolf Ram Heart.

Quais são as vossas maiores influencias ?
A nivel de composição tenho de dizer Lennon e Mccartney, Syd Barrett, Scott Walker e Robert Pollard. Na produção e gravação Phil Spector, Brian Wilson, Brian Eno, George Martin e Geoff Emerick. Musicalmente as bandas ou artistas que mais me influenciaram foram os The Beatles, Serge Gainsbourg, The Monkees, The Cure, The Beach Boys, Suicide, Pink Floyd, The Velvet Underground e Nico, Slowdive, The Moody Blues, Scott Walker, Blur, Guided by Voices and The Zombies. Ultimamente tenho ouvido muito The Xanadu Soundtrack.
As influencias são sempre subjectivas e eu utilizo sempre os the Beatles como ponto de referencia para aquilo que faço nas minhas musicas. Eles cresceram a ouvir Fats Domino, Little Richard, Buddy Holly e o Elvis Presley. Sinto que alguns musicos tem vindo a fazer os seus trabalhos baseados em influencias o que acaba em certos casos por parecer fotocópia do que já foi feito ou a serem comparados com as suas influencias e eu não quero seguir a mesma linha, porque a musica para mim é o fruto da inspiração de cada musico em determinado momento.

-Fala-nos de "Betrayal of Hearts", o vosso album de estreia....
"Betrayal" é o meu bébé. Já estive em algumas bandas durante a minha vida sem ter lançado mais que um maxi single. Este album é o acumular de todas essas experiencias criativas. Eu quis fazer um classico moderno que pudesse sair como disco de estreia mas não se colasse a outros generos ou movimentos. Foi um sentimento desesperado de tudo ou nada para mim devido a me ter comprometido a fazer uma sonoridade intemporal e penso que qualquer pessoa que escute o disco vai sentir que algo de especial está ali.

-É dificil juntar a banda para gravar ou tocar , visto que vivem em locais diferentes ?
Eu precisava de um escape da cidade por isso comprei uma casa de campo e começei a construir a base do "Betrayal" ali.  O grupo teve ocasiões onde fez uma especie de retiro de fim de semana e foi gravando muitas faixas e ensaiando para alguns concertos que aparecessem. Neste inverno mudámo-nos novamente para a cidade devido há neve cair com muito mais intensidade no campo e deixar as estradas intransitáveis. Foi uma solução mais facil de modo a preparar a nossa tour de primavera.

-Sim, vocês estão agora em tour. Como está a correr ?
Nós temos a sorte de poder escolher tocar só ao fim de semana o que nesta altura do ano passado era muito dificil de conseguir. Ultimamente os concertos tem mais energia do que tudo o que já tinhamos feito anteriormente devido ao facto de termos introduzido um laptop e adicionado um teclista muito talentoso que consegue estar nos sintetizadores e pianos que aparecem nas musicas. Eu pensava que iria ser preciso o Rick Wakeman para nos colocar a tocar ao vivo mas as coisas estão a fluir bastante bem.

-Melhor concerto até agora ?
A semana passada estivemos em Cincinnati com a nova banda do baixista dos The Afghan Whigs  e foi uma maravilhosa surpresa porque representaram muito para mim enquanto crescia.

-Tivéste uma doença rara aos nove anos de idade. Depois deste tempo formar uma banda é um sonho tornado realidade ?
O meu sonho foi sempre editar um album que fosse parte de mim e se tornasse algo maior. Uma coisa que eu criei e que se espalhasse pelo mundo quase de uma forma espiritual. Sinto que estou a dar os primeiros passos para tornar alguns sonhos realidade.

-Neste momento, alguem em Portugal está a ouvir o disco e a enviar perguntas para a vossa banda. Qual é o sentimento ?
O nosso album apareceu a meio de Março e parece que uma onda de Europeus fez o download. Países como Portugal, Espanha, Grecia, Italia, França, Alemanha e outros. É incrivel como através da internet podemos estar tão ligados e a informação passa de forma instantanea. A ideia de uma pessoa estar em Portugal a descobrir a nossa banda e a ouvir o nosso som é uma honra e a melhor parte daquilo que fazemos.

-O que conhecem do nosso país?
É o ponto mais a oeste da Europa e é visualmente deslumbrante e bonito como tambem o é a lingua portuguesa.

-Tencionam tocar aqui algum dia?
Existem muitas coisas que gostariamos de fazer, tocar em Portugal e aprender a lingua estão definitivamente nessa lista !

-Gostariam de deixar uma palavra final aos nossos leitores ?
Pessoal de Portugal e resto da Europa, curtam o album ! Foi feito para vocês !



Sem comentários:

Enviar um comentário