quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Brian Wilson é o melhor songwriter do mundo, afirma Jack Goldstein ( Fixers ) em entrevista exclusiva

Os Fixers são uma das novas bandas a sair de Oxford, cidade Inglesa que nos ultimos tempos tem estado nas bocas do mundo devido a nomes como Foals, Jonquil, Chad Valley ou Trophy Wife.
Depois de serem escolhidos como "uma das 20 bandas a ouvir durante 2011" pela NME e agora que se preparam para editar um ep com cinco faixas mais o single "Iron Deer Dream", o Musica Escrita entrevistou Jack Goldstein, lider do quinteto.


Quem são os Fixers?
Nós somos um quinteto psychedelic/dance de Oxford, em Inglaterra que passa o dia com canetas de feltro na mão e a ouvir discos do Chick Corea.


Vocês são uma das novas bandas com mais impacto nas pessoas. Como se sentem com isso?
É um sensação estranha, ainda lhe estamos a tomar o pulso.

Depois de um excelente 2010, o que esperam de 2011?
Não criar expectativas é uma ideia que tenho há algum tempo e não largo pois torna as coisas mais excitantes.
Para já, faremos a tour de lançamento do single "Iron Deer Dream", depois disso penso que iremos gravar algo e talvez voltemos à estrada lá para Maio.


Tocaram recentemente na Oxford O2 Academy. Fala-nos um pouco sobre esse concerto......
Durante o dia estivemos nos estudios de Maida Vale (ndr : BBC) a gravar uma sessão ao vivo para o programa da Jo Whiley.
Foi uma experiencia unica, a plateia estava ao rubro e fiquei um pouco surpreendido com a reacção do publico. A certa altura começaram a cantar as musicas, o que foi uma sensação totalmente nova para nós enquanto banda. Sentimo-nos mesmo bem.


Sei que és supersticioso. Usas algum amuleto para dar sorte nos concertos?
Não sou assim tanto. Tenho alguns habitos para me sentir mais confiante, mas que tem tendencia a mudar quase todos os meses.
Para alem de bater na madeira e cruzar os dedos, tenho o habito de colocar sempre o pé direito primeiro quando subo as escadas e se cometer um erro enquanto estou a teclar, volto ao inicio da frase e começo tudo de novo.


Têm sido comparados com bandas de renome como os Animal Collective ou MGMT. Como lidam com essas comparações?
São grandes bandas, é normal que sejam logo essas que as pessoas se lembram quando querem fazer uma comparação, mas é um pouco castrador quando o fazem. Tanto os Animal Collective como os MGMT são bandas que, tal e qual como nós, tem influencias em vários generos musicais. É o jornalismo preguiçoso e pouco conhecimento musical que leva as pessoas a compararem-nos com essas bandas em vez de nos colocarem numa lista ao lado de outras menos conhecidas.
Mas enfim, não nos cabe a nós ditar o que as outras pessoas pensam do nosso som e se essas bandas aparecem associadas é com muito apreço e gosto que o registamos.
Acerca de um ano atrás, mesmo antes dos ensaios começarem, eu ouvi musicas do "Campfire Songs" e do "Merriweather Post Pavillion" non-stop durante semanas e no final cheguei à conclusão que os Animal Collective tem uma conscienciencia tão harmoniosa da colecção de sons que um album deles absorve.


Vocês são grandes fans dos Beach Boys. De que forma foram influenciados por eles?
Isso transcende a musica. Quando eu era mais novo, o Brian Wilson fez-me entender que a delicadeza e a fragilidade não eram simples caracteristicas para transmitir. A relação intensa e confiante com a musica contradiz a sua menor capacidade para relaxar em qualquer situação social aparentemente normal - Eu relaciono isso com dois amantes que apenas desejam a companhia um do outro para sempre. O mundo inteiro poderia cair no mar, mas enquanto o Brian Wilson puder fazer musica, só isso é que importa. "Love You" (1977) foi o melhor album alguma vez feito.


Se tivesses de escolher uma musica para dedicar ao Brian Wilson, qual seria ?
Mmmm, não se dedica uma musica ao melhor compositor de todos os tempos.
Acho que o beijava na cara e tentava ver através dos seus olhos.


Vocês vão colocar um single no mercado a 22 de Fevereiro. Pensam editar um album durante 2011?
Primeiro ainda vamos lançar um ep com 5 faixas baseado em torno de uma obsessão com ovnis e cultos em volta desse tema. É um capitulo que estamos a encerrar e seria optimo registar tudo no disco. Se correr bem, em Maio já está feito e então poderemos começar a pensar no album. Neste momento, eu gostaria que o álbum fosse uma meditação pop/dance delicada. As coisas poderiam evoluir para esse campo - ficas avisado.


Portugal é um excelente país para visitar e as pessoas gostam de conhecer novas bandas. Esperam passar por cá em breve ?
Nunca estive aì mas espero visitar um dia.



Iron Deer Dream



Sem comentários:

Enviar um comentário