segunda-feira, 25 de julho de 2011

Animal Collective @ CCB ( cronica )

Os norte-americanos Animal Collective estiveram esta noite no CCB para um concerto que gerava enorme expectativa entre aqueles que se deslocaram àquela sala de espectaculos da capital.

Coube aos Portuenses Aquaparque a honra de fazerem a primeira parte e o duo composto por Pedro Magina e André Abel entrou em palco passavam poucos minutos das 21h.
Com dois albuns editados, "É isso aí"(2009) e "Pintura Moderna"(2011), os Aquaparque iniciaram o concerto numa toada morna e com uma qualidade de som aquem da esperada para um local como o CCB.
Se a nivel ritmico a banda tem boas ideias que resultam nos discos de estudio, ao vivo não são tão entusiasmantes e apenas na parte final conseguiram colocar alguns pezinhos a bater/ cabeças a abanar com a pop/electronica que os caracteriza.
22h - O colectivo de Baltimore, composto por David Portner aka Avey Tare; Brian Weitz (Geologist); Josh Dibb (Deakin) e o nosso conhecido Noah Lennox aka Panda Bear, entra em palco para grande contentamento dos presentes (que praticamente encheram o grande auditório do CCB) e começa a destilar a sua musica experimentalista, carregada de psicadelismo com salpicos pop aqui e ali.
Apesar do som continuar (tal nos Aquaparque) a não corresponder às expectativas (notaram-se ligeiras melhorias), os Animal Collective foram passando em revista temas do aclamado "Merriweather Post Pavillion"(2009) como "Change" (iniciou o concerto) "Brothersport" (com nova roupagem) ou "Summertime Clothes" (ultima faixa), não esquecendo tambem os outros discos que editaram até à data ou faixas que vamos poder escutar no próximo disco.
O encore fez-se a um ritmo lento e foi composto por "I´d Rather", "Little Kid" finalizando com "Taste".
Estranheza para a pouca interacção com o publico, mais não fosse pelo "simples" facto de Noah Lennox viver no nosso país ou pelo carinho que sempre foi dispensado à banda pelos Portugueses (nota alta para os minutos que separaram o final da actuação e o encore, onde os AC foram brindados com uma salva de palmas que quase fazia cair o CCB), mas tambem pela não inclusão de "My Girls", "Peacebone" ou até "Fireworks" no alinhamento do espectaculo, o que terá deixado um ligeiro "amargo de boca" nos presentes....quem sabe venha a ser recompensado numa próxima passagem do grupo pelo nosso país.

2 comentários:

  1. Fui ver! Os AC são simplesmente fantásticos! Não esquecer que são completamente irreverentes e ao contrário de outras bandas apresentam o novo album ao público e só depois podemos vê-lo á venda... espero que brevemente... Interação não há 8serão timidos afinal?)... apesar de conseguir ouvir um "Obrigado" em português do residnte de POrtugal, que primou na bateria desta vez.

    ResponderEliminar
  2. Eu tambem ouvi obrigado até mais que uma vez num concerto que foi razoável, mas não excelente, desde logo porque o som não era o melhor, a setlist podia ter sido diferente e talvez porque levava expectativas demasiado altas.
    Obrigado pelo comentário e espero que o blog continue a ter motivos do vosso interesse

    ResponderEliminar