quinta-feira, 30 de junho de 2011

X-Wife " Apoiem o que se faz de bom, sem vocês a musica não sobrevive " ( entrevista exclusiva )

Os X-Wife são uma das melhores bandas Portuguesas e dispensam apresentações.
Aproveitando o lançamento de "Infectious Affectional", quarto album do trio, o Musica Escrita chegou à conversa com a banda e deixa aqui o resultado da mesma, sendo possivel conhecer um pouco do background do ultimo trabalho ou o que os musicos andam a ouvir neste momento, entre outros pensamentos.

Acabam de lançar " Infectious Affectional ". Falem-nos um pouco do disco.....
Em termos musicais, é um disco em que a secção ritmica teve especial destaque, as grandes influências são o “leftfield disco” do final dos anos 70 em Nova Iorque e tambem de musica de dança contemporanea.
Em termos de letras, são histórias de experiências de vida, pequenas observações sobre a situação atual a todos os niveis, de como as pessoas vivem o seu dia a dia nas grandes cidades, como se comportam de forma diferente em diferentes meios, são várias histórias…

A vossa capacidade de mudar o registo musical mantendo a qualidade está bem patente neste trabalho. Estaremos perante o melhor registo dos X-Wife ?
Penso que sim, temos vindo a aprender muito, principalmente em termos de produção, evoluimos todos como musicos e empenhamo-nos muito na escrita e produção deste disco. O facto de ser o quarto disco tambem faz com que tenhamos o cuidado de não repetir erros que cometemos no passado.


Que feedback tem recebido por parte dos fans ?
Tem sido bastante positivo. Ainda agora saíu o disco mas temos tido muito feedback a nivel de redes sociais e ao vivo. Acho que ficaram surpreendidos (pela positiva) por termos mudado um pouco o nosso registo mas sempre mantendo a nossa identidade. Acho que para ate manteres no activo, tens que te reinventar, arriscar e surpreender, não seguires formulas…

"White Shoes" será mesmo o ponto de partida para o próximo album ?
Quem sabe… Só o tempo dirá.

O que mudou nas vossas vidas desde que se formaram ?
Muita coisa mas entre nós muito pouco, continuamos a trabalhar com o mesmo entusiasmo como quando começamos. Os métodos é que vão sendo diferentes mas a vontade de fazer cada vez melhor está lá.

Se pudessem voltar ao inicio, tinham feito alguma coisa de outra forma ?
Não, acho que o nosso percurso aconteceu da forma como nós queriamos. Crescer devagar e com mérito, não entrar logo de cabeça, aproveitar o primeiro disco para fazer as coisas de maneira inocente e ir evoluindo de disco para disco. Trabalhamos sempre bem, investimos em concertos lá fora, ensaiamos bastante e tentamos ser uma boa banda em palco. É no palco que se tira a prova dos nove. E é tambem aí que temos crescido como banda.

Qual o formato discográfico que preferem ?
O vinil.

O que pensam do estado actual da musica no nosso país ?
Acho que está vivo. Têm surgido bandas interessantes no panorama musical, novas editoras e bastante iniciativa em criar várias “cenas”.
Acho só que deveriam existir mais bandas e menos “projectos musicais”.

A internet tem sido um importante meio de divulgação do vosso som ?
Acho que sim, daí termos feito um grande investimento no nosso site www.x-wife.net . Redes como facebook, youtube e (agora um pouco menos) o myspace foram vitais para a internacionalização.

Em que países planeiam apresentar ao vivo o novo disco ?
Estados Unidos e Espanha são as nossas prioridades e onde tocamos mais vezes. O disco está à venda em Inglaterra daí pensarmos em tocar lá em breve. Tudo tem que ser organizado com pés e cabeça de forma a tirarmos o máximo de proveito destes investimentos.

Foi no SBSR que vi pela primeira vez a vossa banda e este ano regressam a esse festival. O que poderemos esperar desse gig ?
Vai ser mais focado no novo disco, não vamos de deixar de tocar as nossas musicas mais emblemáticas, mas queremos dar algo de novo ao nosso publico e fazer um espectáculo com uma dinamica diferente.

Melhor concerto até hoje ?
Um dos que mais me marcou foi o de Paredes de coura em 2006, estava muita chuva e o publico não arredou pé. Foi um grande concerto. O concerto de apresentação que demos no lux este ano tambem foi excelente.


Em que local gostariam de tocar um dia ?
Brixton academy não era mau…

Que bandas nacionais andam a ouvir neste momento ?
Da minha parte ando a ouvir os Glockenwise e take your love

E internacionais ?
Peaking lights, in flagranti, Metronomy

Uma mensagem final para os nossos leitores....
Apoiem o que se faz de bom, sem vocês a musica não sobrevive...


1 comentário:

  1. I ωas suggested this website by my сousin. I'm not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my problem. You are wonderful! Thanks!

    Here is my blog :: Same Day Payday Loans

    ResponderEliminar